‘Harry Potter’: Nova teoria fará você ver Snape com outros olhos


CIMENA

image

A primeira impressão nem sempre é a que fica. O primeiro encontro de Snape com Potter que o diga. (Reprodução)

O primeiro encontro  de Harry Potter (Daniel Radcliffe) com Severo Snape (Alan Rickman), em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), pôde ter parecido bem hostil, por parte do professor de poções, no primeiro momento. Para quem não se lembra, Snape começou o diálogo da seguinte maneira: “Potter! O que eu conseguiria se adicionasse raiz de asfódelo a uma infusão de losna?”

Apesar do constrangimento inicial, a fala do professor tem um significado bem mais emocional nas entrelinhas. Segundo a usuária do Tumblr tomhiddles, há uma charada nesta frase, usada pelo professor para lamentar a morte de Lily, mãe do bruxo aprendiz.

De acordo com o Victorian Flower Language, o asfódelo é uma espécie de lírio – lily em inglês –  e significa “meu arrependimento me seguirá até o túmulo”, enquanto losna vale para ausência. Logo, se os dois contextos forem juntados, o sifnificado da frase será, na verdade, “Eu lamento amargamente a morte de Lily”.

O pessoal do Bustle entrou na história e a levou além. Segundo o site, o asfódelo era associado à morte e a túmulos na mitologia grega, e foi considerado um remédio para veneno de cobras. Qual era o animal-símbolo de Voldemort, assassino dos pais de Potter? Sim, cobras. Além disso, dentro da franquia, a losna é associada a divindades lunares, em particular à deusa Ártemis, personagem da mitologia grega associada a cervos – animal que é o feitiço patrono de (adivinhe?) Snape e Lily.

Após ligar os pontos com o fato de o professor ter tido uma paixão secreta pela mãe de Harry Potter, a frase faz mais sentido.

E aí, qual a sua opinião a respeito?

Anúncios

Publicado em 17/11/2015, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe eu comentário. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: