Arquivo TV: Tieta, uma novela que merece reprise


A novela Tieta foi exibida entre 1989 e 1990 na TV Globo. A cidade cenográfica, construída numa área de 10.000m2 em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, representou a fictícia Santana do Agreste, no nordeste do Brasil. Para as cenas de abertura da novela, o cenário foi Mangue Seco, pequeno e belíssimo vilarejo na Bahia. Sua última reprise no Vale a Pena Ver de Novo, foi entre 19 de setembro de 1994 e 7 de abril de 1995, em 145 capítulos.

Quem não se lembra da encantadora Tieta do Agreste, onde aprontava todas.

Sua média geral é de 65 pontos de audiência, sendo a terceira telenovela de maior audiência da televisão brasileira, atrás apenas de Roque Santeiro e Vale Tudo, e empatada com Selva de Pedra e Roda de Fogo. Seu último capítulo registrou média de 78 pontos de audiência.

  • Betty Faria contou que os direitos da obra de Jorge Amado foram comprados com o intuito de ser realizada uma produção independente. A ideia inicial era fazer uma minissérie, dirigida por Roberto Talma, para ser exibida na TV Globo. Segundo a atriz, foi ela quem negociou a compra dos direitos diretamente com Jorge Amado. Como ainda estava no elenco da novela O Salvador da Pátria (1989), que antecedeu Tieta, sua entrada na trama só aconteceu por volta do capítulo 20.
  • A repercussão da novela foi tão grande que Betty Faria chegou a lançar a linha de roupas Tieta by Betty Faria.
  • Betty Faria recorreu aos ensinamentos da fonoaudióloga Glorinha Beutenmüller para compor Tieta. Para dar conta dos atributos físicos da personagem de Jorge Amado, a atriz contou com a ajuda de um personal trainer, exercitando a musculação para ganhar um corpo mais desenhado.

Contou com grande elenco como: Betty Faria (Tieta), José Mayer, Yoná Magalhães, Flávio Galvão, Paulo Betty, Joana Fomm… dentre outros.

Para Tieta ganhar uma reprise, vai ter que fazer boa edição de cenas e principalmente fazer nova  abertura. Confira!

Anúncios

Publicado em 24/10/2015, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe eu comentário. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: