Varsóvia: Uma cidade dominada que se libertou e agora surpreende os turistas


Todo fim da semana a Band leva o espectador a lugares desconhecidos do grande público, mas com belas histórias e pontos turísticos inusitados. É o programa O MUNDO SEGUNDO OS BRASILEIROS. Na edição que vai ao ar nesta sexta(25), à 23h40 na Band, o destino é Varsóvia, a capital e maior cidade da Polônia. Os destaques  são muitos.

Vivian leva o público para conhecer o Palácio da Cultura e Ciência, um presente que a Polônia recebeu do ditador Stalin. Ela ainda visita todo o sistema de funcionamento do Palácio e vai até os bunkers, áreas que abrigavam pessoas contra bombardeios, durante a guerra.

Uma selva de pedra paradisíaca /

Depois, o destino é o Museu do Levante de Varsóvia, local que possui uma réplica dos antigos canais de esgoto que serviram de rota de fuga para cerca de 14 mil habitantes em um único dia. E finaliza o passeio com um churrasco na praia.

Natália é dona da cachorrinha Juliana e mostra como os pets são reconhecidos em Varsóvia. Lá a equipe vai a lanchonetes e restaurantes que fornecem um cardápio específico para os cachorros.

Depois, Natália vai a uma aula de culinária para aprender a cozinhar o Pirogue, prato típico do país.

Alex é o brasileiro que leva todos à Hala Mirowska, uma feira onde é possível encontrar um tipo de tomate considerado o melhor da Europa por ter um tamanho avantajado, não possuir sementes e ser bem suculento.

Depois, a equipe passa um tempo agradável no Parque Linowy, onde há atrações de arvorismo para crianças e adultos.

Guilherme, designer gráfico que montou sua própria bicicleta, mostra os muros que dividiam os guetos antigos e a fachada de uma das menores casas do mundo, construída no vão entre dois prédios. Depois ele vai até o bairro de Praga, onde foram feitas algumas tomadas do filme “O Pianista”. A noite é finalizada num clube cuja construção mantém estruturas originais

com marcas de tiro, e a bebida tradicional, que rega a festa, é a vodka.

Gustavo é bailarino e faz parte da companhia de cantos e danças folclóricas polonesas Mazowsze.  Ele deu à equipe a oportunidade de acompanhar os ensaios em sala e no palco.

Depois, o destino é o Hynek, a Cidade Velha de Varsóvia, onde se pode encontrar um monumento que ilustra a figura da sereia, tão importante na história da cidade.

Caciane mostra uma via datada do século XIV, que dava acesso ao castelo real. Hoje a região é comercial, com monumentos e muito movimentada pelos poloneses. Lá existem fontes de água para a população se refrescar.

Depois, a equipe parte para uma igreja onde está guardado o coração do renomado pianista polonês Frédéric Chopin, e finaliza o passeio no Parque Lazienki. O local tem um detalhe exótico: os frequentadores tomam sol de roupas íntimas.

Publicado em 24/09/2015, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe eu comentário. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: